sábado, 25 de junho de 2011

Amigos, amigos e gente igual a gente

Ir para a cidade que nasci no feriado foi, no mínimo, controverso, curioso e revelador.

Nessa tarefa complicada de me (re) descobrir e me reinventar, têm surgido diversas outras revelações. Descobri, por exemplo, que existem três tipos de gente que passam pelas nossas vidas (vamos combinar que família não conta, OK?). 

Existem amigos de infância, existem os meus amigos e existe gente que é igual a gente.

Amigos de infância você gosta porque gosta. Te viram nascer, te viram crescer, te viram sofrer. Te conheceram antes da faculdade, das questões profissionais, dos amores e dos desamores. O primeiro porre, a primeira briga, a primeira aventura. De fato, todas (ou quase todas) "as primeiras". Não há admiração ou escolha envolvidas, a gente simplesmente gosta, é confortado pelo excesso de intimidade e um ou dez anos não fazem a mínima diferença no convívio e no apego.

Já os meus amigos são aqueles que escolhi. Fiz ao longo da vida. Você os escolhe, por uma afinidade ou outra, e simplesmente os faz. Os traz para o seu universo. Independem de família, criação ou origem. São aqueles que vocês escolhe como os seus favoritos. Não participaram das primeiras, mas com certeza das melhores.

E gente que é igual a gente... a gente simplesmente acha. Podem estar na esquina, no buteco, na escola ao lado, no mesmo bairro, mas às vezes a gente passa dez anos sem percebê-los. E como é bom saber que existe gente como a gente. Energiza, conforta e, de alguma maneira, a gente acaba descobrindo alguém com quem compartilhar certos raciocínios, idéias, angústias, desejos e prazeres, independente de amizade ou intimidade à toda prova. Gente igual a gente são potenciais amigos, poderiam ter sido os da infância, mas, até mesmo porque a gente não escolhe, simplesmente aparecem no momento certo.

4 comentários:

  1. Boa Leo, sempre é tempo de escrever! Da parte dos amigoss, acho q me encaixo nos com A maiuscúlo, conta comigo!
    Abraços e boas escrivinhadas! Té
    D. Quintela

    ResponderExcluir
  2. Quintela,

    Você é com A maiúsculo, é gente igual a gente e poderia ter sido de infância! Hahahahaha.

    Obrigado pela colaboração!

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso, Leo!!! Muito bem descrito e, com certeza, recheado de fundamentos!
    Achei que fosse passar esse feriado sem te ver. Mas os poucos minutos na festa valeram a pena!
    Mesmo sem a conversa demorada, os detalhes vívidos (ou vividos), os planos futuros descritos...apenas o curto e demorado prazer do reencontro! Não tem preço!
    Apareça mais vezes!!
    Um forte abraço....Lenzi

    ResponderExcluir
  4. Valeu Lenzi, foi bom te (re)ver também!

    Voltaremos mais vezes, com certeza. Muitos causos, casos e goles para brindarmos.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir